Duvidas mais frequentes
-
1 - TODOS OS EXAMES DE SANGUE SÃO SEMPRE FEITOS EM JEJUM?
arrow_drop_downNem todos os exames necessitam de jejum.O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames,de 8 horas para alguns e de 12 horas para triglicérides frações de colesterol e ácido úrico. Exames como hemograma e exames sorológicos,não requerem jejum.
-
2 - O PACIENTE PODE TOMAR CAFÉ OU CHIMARRÃO ANTES DA COLETA DE SANGUE?
arrow_drop_downA ingestão de café pode causar interferência nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar seu consumo seja puro, com açúcar ou com adoçante. Algumas ervas para chimarrão contém açúcar e podem interferir no exame de glicemia.
-
3 - JEJUM MUITO PROLONGADO ALTERA O RESULTADO DOS EXAMES?
arrow_drop_downUm tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.
-
4 - OS EXAMES QUE NECESSITAM DE JEJUM SÓ PODEM SER COLHIDOS PELA MANHÃ?
arrow_drop_downOs exames de preferência devem ser colhidos pela manhã, com exceção de algumas urgências. Por exemplo, dosagens de: Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizados pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos. Desde que se respeite o tempo estipulado de jejum, muitas vezes alguns exames podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas para o resultado. Solicitar informações com as recepcionistas do Laboratório.
-
5 - O PACIENTE PODE BEBER ÁGUA ANTES DE COLHER OS EXAMES DE SANGUE?
arrow_drop_downPode, mas água deve ser tomada de forma moderada, pois o seu excesso pode interferir nos exames de urina. Ao se levantar o paciente poderá tomar até meio copo de água.
-
6 - EXERCÍCIOS FÍSICOS PODEM ALTERAR OS EXAMES?
arrow_drop_downAtividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia, hormônio do crescimento, prolactina, cortisol, etc, Assim esforços físicos devem ser evitados antes dos exames.
-
7 - PODE-SE FUMAR ANTES DA COLETA DOS EXAMES?
arrow_drop_downA nicotina altera uma série de exames hematológicos e hormonais e também curva glicêmica. Evitar fumar no dia da coleta.
-
8 - BEBIDAS ALCOÓLICAS ALTERAM OS RESULTADOS DOS EXAMES?
arrow_drop_downSim, em especial o de triglicérides. Uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
-
9 - A FEBRE E A GRIPE PODEM ALTERAR OS RESULTADOS DOS EXAMES?
arrow_drop_downSim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
-
10 - REMÉDIOS INTERFEREM EM EXAMES LABORATORIAIS?
arrow_drop_downAlguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja sendo tomado, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
-
11 - A ALIMENTAÇÃO INTERFERE NOS RESULTADOS DE COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS?
arrow_drop_downO colesterol varia pouco com mudanças bruscas na dieta, já o triglicerídes pode variar bastante. Por exemplo, alguém com triglicérides elevado, se fizer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta,poderá apresentar resultado falsamente alto. Para triglicérides, você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.
-
12 - O QUE É A DIETA HABITUAL EXIGIDA POR CERTOS EXAMES?
arrow_drop_downÉ a que você costuma comer no seu dia a dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.
-
13 - DÓI COLHER SANGUE PARA EXAME?
arrow_drop_downEm geral causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento é muito rápido. Mas isso é muito variável, pois depende da sensibilidade de cada pessoa e da destreza do profissional que realiza a coleta.
-
14 - POR QUE QUANDO SE TIRA SANGUE O LOCAL DA PUNÇÃO ÀS VEZES FICA ROXO?
arrow_drop_downNa maioria das vezes acontece porque houve pouco tempo de compressão no local da punção. Esta mancha roxa denomina-se hematoma e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado também por veias finas, delicadas, ou com pressão interna elevada por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo aspirina) ou fragilidade da parede das veias (fragilidade capilar).
-
15 - COMO DEVO PROCEDER PARA FAZER O EXAME DE GRAVIDEZ?
arrow_drop_downO exame é realizado no sangue e não é necessário jejum para a coleta. Pode ser coletado em qualquer hora do dia. Apresentar o RG.
-
16 - QUANTOS DIAS DE ATRASO MENSTRUAL SÃO NECESSÁRIOS PARA REALIZAR TESTES DE GRAVIDEZ?
arrow_drop_downPara a maioria das mulheres, uma semana após a relação em que possa ter ocorrido a fecundação já é suficiente para fornecer um resultado positivo no teste de gravidez a partir de amostra de sangue (beta-HCG). No exame de urina este tempo aumenta para uma semana de atraso menstrual.
-
17 - UM HOMEM PODE FAZER BETA -HCG (EXAME PARA GRAVIDEZ)?
arrow_drop_downSim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.
-
18 - NO CASO DE EXAME DE URINA, TEM QUE SER SEMPRE A "PRIMEIRA URINA DA MANHÃ"?
arrow_drop_downPreferencialmente sim e a critério do seu médico, mas se não for possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: permanecer 4 horas sem urinar. Dará o volume ideal e qualidade para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.
-
19 - PORQUE HÁ ORIENTAÇÃO PARA DESPREZAR O PRIMEIRO JATO DE URINA QUANDO VAMOS FAZER ESSE EXAME?
arrow_drop_downO primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.
-
20 - MENSTRUAÇÃO INTERFERE NOS EXAMES?
arrow_drop_downEm exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado, por isso algumas vezes a recepcionista pergunta qual a data da última menstruação. A mulher deve evitar colher o Papanicolau quando esta menstruada. O hematócrito pode ter uma pequena variação durante a menstruação.
-
21 - CREMES E ÓVULOS INTERFEREM NO EXAME DE URINA E DE SECREÇÃO VAGINAL?
arrow_drop_downOs exames que necessitam de secreções vaginais só podem ser coletados após 48 horas da suspensão da medicação. Os exames de urina podem ser contaminados por esses medicamentos, o que pode ser evitado com uma boa assepsia e após colocação de absorvente intra-vaginal.
-
22 - PARA COLHER O EXAME DE FEZES, A PESSOA PRECISA ESTAR EM JEJUM?
arrow_drop_downNão. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Para a comodidade do cliente é melhor o que material seja colhido em casa, em frasco apropriado e acondicionado na geladeira até a hora de levar ao laboratório. Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.
-
23 - O RESULTADO DE UM EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES PODE SER NEGATIVO MESMO EU TENDO TODOS OS SINTOMAS DE ALGUMA VERMINOSE?
arrow_drop_downNem sempre o parasito, seja protozoário (ameba, giárdia, etc) ou helminto (ascaris, taenia, etc), libera cistos, ovos ou larvas. Estes parasitos têm um ciclo de reprodução, sendo que a liberação de cistos, ovos e larvas não é sistemática, sendo dependente deste ciclo e de forma intermitente.
-
24 - O ESPERMA PARA O EXAME DE ESPERMOGRAMA PODE SER COLHIDO EM CASA?
arrow_drop_downNão, o material deverá ser colhido somente no laboratório e desde que seja por auto manipulação e sem o uso de lubrificantes ou saliva. Em alguns casos para o exame de espermocultura, pode-se deixar o paciente colher o material em casa desde que traga-o imediatamente para o laboratório.
-
25 - PARA ALGUNS EXAMES, OS MÉDICOS DISPENSAM JEJUM E O LABORATÓRIO DIZ QUE É NECESSÁRIO. QUE ORIENTAÇÃO EU DEVO SEGUIR?
arrow_drop_downA boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de oito horas de jejum, para adultos. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Para cada exame, porém, pode haver necessidade de orientação específica, pois a concentração das substâncias dosadas, como a glicose, por exemplo, varia de acordo com o tempo após a ingestão do alimento. Em dúvidas específicas, o laboratório poderá esclarecer com seu clínico a necessidade.
-
26 - POR QUE PACIENTES SAUDÁVEIS PODEM APRESENTAR VARIAÇÃO DO VALOR DE REFERÊNCIA SEM SIGNIFICAR DOENÇA?
arrow_drop_downO paciente ao receber seu exame de laboratório, geralmente, lê observações sobre o resultado do mesmo e sua interpretação. Os valores de referência são estabelecidos medindo-se os valores do teste para uma determinada população de voluntários saudáveis. A análise estatística é feita (valor de referência é definido dentro de 2 desvios padrão da média). Geralmente abrange-se 95% da população, ou seja, 5% embora saudável tenha valor diferente do de referência. Poderíamos dizer, em princípio, que para cada exame feito a pessoa tem a possibilidade de 5% do mesmo estar fora dos valores de referência sem apresentar doença.
-
27 - PORQUE SOMENTE O MÉDICO DEVE INTERPRETAR O EXAME DE LABORATÓRIO?
arrow_drop_downO exame laboratorial é uma continuidade da história clínica e exame físico realizado pelo médico, portanto o médico de referência para pressão arterial, freqüência cardíaca, etc., estabelece-se valores para a glicose, colesterol, etc. O significado dessas alterações deve ser um somatório, não um dado isolado. Assim o exame será uma conduta médica dentro da necessidade do paciente.
-
28 - OUTRA PESSOA PODERÁ RETIRAR MEUS RESULTADOS SEM COMPROVANTE E INDEPENDENTE DE QUAL EXAME TENHA FEITO?
arrow_drop_downNão ,apenas alguém portando o protocolo de retirada e documento pessoal pode retirar os resultados. A entrega de exames para terceiros, sem o protocolo não é permitida. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pela direção.
Instruções para coleta
-
1 - ESCARRO (BK)
arrow_drop_downProcedimento:
- Deve ser colhido pela manhã, em jejum;
- O paciente deve lavar a boca com água, inspirar profundamente, reter o ar nos pulmões e obter o escarro por esforço da tosse, expectorando o material para exame, diretamente no frasco fornecido pelo laboratório;
- O material não deve ser contaminado com saliva;
- Após a coleta do escarro, o mesmo deve ser imediatamente enviado ao laboratório, se isto não for possível a amostra deve ser conservada em geladeira.
-
2 - DROGAS DE ABUSO
arrow_drop_downColeta de cabelo ou pelo para exame toxicológico: A janela de detecção depende da finalidade do exame toxicológico e do comprimento da amostra. O exame toxicológico para emissão, renovação ou alteração de categoria da CNH (C, D ou E) requer uma janela de detecção de 90 dias. Isso significa que o cabelo precisa ter aproximadamente 3 cm de comprimento para que possamos detectar o consumo de substâncias psicoativas dentro do período de 90 dias que antecedem a coleta.
Válido destacar que o uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tinturas não influenciam no resultado do exame, assim como cabelos tingidos, alisados, com permanentes ou gel não interfere na análise. Sendo necessária a coleta de pelos, não há exigência de comprimento mínimo, visto que a janela de detecção conseguida por meio da análise deste tipo de amostra é superior a 180 dias.Na coleta de pelos, não é possível realizar a análise com um período menor, dado que o crescimento é programado pelo organismo, para crescer até um determinado tamanho. Como entre o surgimento e a queda dos pelos decorrem aproximadamente em 180 dias, não é possível fracionar (subdividir) esse período na análise do material. Quando o exame toxicológico de larga janela é feito para atender à determinação de editais de concursos públicos, a janela de detecção pode variar de acordo com o que determina cada edital. Entretanto, normalmente a janela de detecção solicitada nesses casos é de 180 dias, dobro da janela de detecção dos exames de CNH e CLT. Para esses exames com janela de detecção de 180 dias deverão ser submetidos pelos (não necessita comprimento mínimo), ou cabelos longos (com mais de 6cm).
Procedimento:
- Cocaína, canabinóides(maconha), anfetaminas entre outros. A pesquisa é realizada em metabólitos dessas drogas obtidos na urina.
- O paciente deve se dirigir ao laboratório e efetuar a coleta da urina sendo assistido por profissional.
- Esta coleta pode ser feita em qualquer hora do dia.
-
3 - ESPERMOGRAMA
arrow_drop_downProcedimento:
- O paciente deve estar em abstinência sexual por um período de 3 a 5 dias;
- Antes da coleta, fazer primeiro a higiene das mãos e após a higiene do pênis;
- A coleta deve ser realizada através da auto-manipulação, realizada pelo próprio paciente;
- O paciente deve evitar a perda do material, ao coletar a amostra, pois a falta deste cuidado invalida a realização do exame, exigindo a coleta de uma nova amostra, depois de observada nova abstinência sexual;
- O esperma pode ser coletado mesmo que o paciente tenha urinado;
- A colheita do material para o exame de Espermograma deve ser feita no laboratório e para o exame de Espermocultura pode ser realizada em casa, devendo o material ser entregue no laboratório em 30 minutos e não há necessidade de abstinência sexual;
- Para espermograma pós vasectomia também não há necessidade de abstinência sexual e o paciente deve comunicar na recepção que é vasectomizado;
- O horário de coleta no laboratório é das 9:30 às 11:00 horas.
-
4 - STREPTOCOCCUS AGALACTIAE (Estreptococo Grupo B ou GBS)
arrow_drop_downProcedimento:
- A coleta deve ser realizada obrigatoriamente entre a 35ª e a 37ª semanas de gestação ou a critério médico;
- Evitar relações sexuais 24 horas antes da coleta;
- Não usar óvulos ou cremes vaginais 48h antes da coleta;
- Para coleta de material, é necessário não tomar banho ou evacuar até o momento da coleta. Se tiver tomado banho ou evacuado pela manhã, é possível coletar o material no final da tarde.
-
5 - GLICOSE PÓS-PRANDIAL (pós-café ou pós-almoço)
arrow_drop_downProcedimento:
- O paciente deve marcar o horário exato, com precisão de minutos, do término da refeição (procurar realizar o mesmo tipo de refeição diária);
- O sangue deve ser colhido precisamente duas horas após este horário;
- Durante o período de 2 horas, o paciente não poderá ingerir nenhum tipo de alimento;
- Somente água ou medicação de costume (inclusive medicamentos para o diabetes) são permitidos. Evitar fumar, exercícios físicos ou caminhadas;
- O paciente deve chegar ao laboratório para a coleta, 15 minutos antes de completar as duas horas
-
6 - EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES
arrow_drop_downProcedimento:
- Colher cerca de 30 g de fezes em frasco fornecido pelo laboratório;
- As amostras não devem estar contaminadas com urina e nem com água do vaso sanitário;
- Uso de laxativos, somente por recomendação médica;
- As amostras podem ser colhidas em qualquer hora do dia e se a entrega do material não puder ser feita em horário de funcionamento do laboratório, deve-se conserva-la em refrigerador e tão logo seja possível, devem ser enviadas ao laboratório;
- A coleta de três amostras de fezes devem ter intervalo de no mínimo um dia.
-
7 - EXAME QUALITATIVO DE URINA
arrow_drop_downProcedimento:
- Deve sempre ser coletada a primeira urina da manhã, por ser provinda de tempo relativamente longo, em geral isenta de fermentação e bem conservada pela bexiga, que é o seu reservatório natural. Se o exame for urgente deve-se dar um intervalo mínimo de 4 horas após a última micção e após colher a urina;
- A coleta de urina é realizada pelo próprio paciente, geralmente na sua casa e levada ao laboratório logo após a coleta;
- O paciente antes de colher a urina deve fazer uma higiene íntima com água e sabão e após desprezar o primeiro jato urinário, colher o terço médio da urina e desprezar o final. O primeiro jato serve para lavar a uretra e o jato final já está muito diluído;
- Para crianças dar atenção especial a necessidade de uma boa assepsia da região uro-genital, orientando o responsável pelo paciente a não fazer uso de quaisquer recipientes que não sejam estéreis. O mesmo se da para pacientes acamados;
- Em pacientes que usam sondas deve-se fazer a higiene na ponta da sonda, desprezar a porção inicial da urina e coletar a mesma dentro do frasco estéril;
- Em crianças que usam fraldas deve-se utilizar o coletor de urina infantil. Fazer uma boa higienização na região uro-genital. Secar bem a região e colar o coletor de urina. Repetir o procedimento a cada 30 minutos, sempre trocando o coletor, até que se consiga obter a amostra;
- Assim que colher a urina levá-la imediatamente ao laboratório.
- Quando for coleta do primeiro jato urinário fazer a assepsia da região uro-genital e coletar a primeira porção (? 15 ml) da primeira urina da manhã e desprezar o restante da urina.
-
8 - PROLACTINA
arrow_drop_downProcedimento:
- Para todas as idades jejum mínimo necessário de 3 horas.
- O paciente deve fazer repouso de pelo menos 20 minutos antes da coleta.
- Para pool de prolactina o paciente deve fazer repouso de 30 minutos. Coletar 3 amostras com intervalos de 20 minutos entre as coletas. Fazer o pool das três amostras coletadas.
-
9 - PSA
arrow_drop_downProcedimento:
- Jejum de 4 horas;
- O paciente não deve fazer exercícios pesados 24 horas antes da coleta de sangue (andar a cavalo, bicicleta);
- Não deve manter relação sexual por pelo menos 2 dias antes da coleta;
- Não deve ter feito toque retal ou sondagem uretral há pelo menos 3 dias;
- Não deve ter feito ultrasson trans-retal há pelo menos 7 dias;
- Não deve ter feito colonoscopia há menos de 15 dias;
- Não deve ter feito biópsia de próstata há menos de 30 dias.
-
10 - SANGUE
arrow_drop_downProcedimento:
- Observar jejum de 4, 8 ou 12 horas conforme orientação do laboratório
- Não é recomendável fazer jejum prolongado (acima de 14 horas);
- Não fazer exercícios e nem fumar antes da coleta de sangue;
- Pode tomar água antes da coleta de forma moderada;
- Medicamentos para pressão podem ser tomados antes da coleta;
- Outras medicações tomar após a coleta.
-
11 - SWAB ANAL ? PESQUISA DE OXIURUS
arrow_drop_downProcedimento:
- Para coleta de material, é necessário não tomar banho ou evacuar até o momento da coleta.
- O paciente não deve fazer uso de talcos e/ou pomadas antes da coleta.
- A técnica utilizada para a realização do exame é a fita gomada
- Pode tomar água antes da coleta de forma moderada;
- Medicamentos para pressão podem ser tomados antes da coleta;
- Outras medicações tomar após a coleta.
-
12 - SECREÇÃO VAGINAL
arrow_drop_downProcedimento:
- A paciente pode fazer uma higeine superficial antes da coleta, evitando o uso de ducha vaginal;
- Não deve estar usando pomadas ou medicações tópicas nos últimos 3 dias;
- Não deve manter relação sexual nas últimas 24 horas;
- Preferencialmente não deve estar menstruada e não estar fazendo uso de antibióticos.
-
13 - SECREÇÃO URETRAL
arrow_drop_downProcedimento:
- O paciente não deve fazer higiene interna e sim externa do pênis;
- Deve vir ao laboratório sem urinar ou permanecer 4 horas sem urinar, antes da coleta;
- Deve evitar o uso de antibióticos ou medicação local (cremes, óvulos ou pomadas) nas 48 horas que antecedem o exame.
-
14 - SANGUE OCULTO
arrow_drop_downProcedimento:
- Fazer dieta prévia três dias antes e no dia da coleta de fezes, com exclusão de carne vermelha e dos seguintes alimentos: rabanete, nabo, couve-flor, brócolis e beterraba;
- Não usar medicamentos irritantes da mucosa gástrica (antiinflamatórios, corticóides, aspirina), ferro e vitamina C;
- Evitar sangramento gengival;
- Não utilizar laxante;
- Não contaminar as fezes com urina;
- Não colher as fezes durante o período menstrual;
- Não colher as fezes quando houver hemorróidas sangrantes;
- Se o material não for enviado ao laboratório no mesmo dia, manter as fezes em refrigerador no máximo por 12 horas.
-
15 - TESTE DE PATERNIDADE
arrow_drop_downProcedimento:
- Coleta-se sangue de todas as partes participantes do teste.
- Caso a mãe tenha menos que 18 anos deve comparecer ao laboratório com um responsável por ela.
- Trazer fotocópias do documento de identidade e CPF de todos os periciados adultos e certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo dos menores.
-
16 - URINA DE 24 HORAS
arrow_drop_downProcedimento:
- Colher a urina em frasco específico do laboratório;
- Desprezar a primeira urina da manhã ao se levantar e marcar a hora;
- Colher todas as urinas daí por diante, durante o dia e noite;
- Colher a primeira urina do dia seguinte à mesma hora em que jogou fora a urina do primeiro dia;
- Após o término da coleta, encaminhar a urina imediatamente ao laboratório.